© 2019 by Festival Lacração - Arte e Cultura LGBTI+

Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTI+

 

EDITAL DE CHAMAMENTO

 

1. DOS OBJETIVOS 

O Festival Lacração – Arte e Cultura LGBT+ têm como objetivos incentivar a produção, desenvolvimento e apresentação de processos de criação em artes (linguagens variadas), por indivíduos LGBTI+ e estabelecer redes e espaços de compartilhamento de experiências voltadas para as poéticas da criação. Busca contribuir para a reflexão acerca da utilização da arte como ferramenta política para o estabelecimento de questões/discussões pertinentes a comunidade LGBTI+, através da realização de performances artísticas, performances musicais/sonoras, exibição de vídeoperformances, oficinas de formação, mesas/bate-papos entre outros.

2. DO FESTIVAL

2.1 O Festival Lacração – Arte e Cultura LGBT+ será aberto ao público e realizado em Vitória no Estado do Espírito Santo. As atividades se concentrarão no Museu Capixaba do Negro – MUCANE, no entanto a programação pode contar com demais localidades conforme a seleção das performances presenciais.

 

2.2 A seleção, tanto das performances presenciais, performances musicais/ sonoras, vídeoperformances e oficinas de formação, será realizada pela comissão de seleção composta pelos curadores convidados, a ser divulgada no site oficial do evento.

 

2.3 Todas as atividades relacionadas ao Festival serão divulgadas em meios eletrônicos e veículos de comunicação impressa, estando o artista selecionado ciente do direito de uso de imagem pela equipe organizadora para fins de divulgação.

 

2.4 O Festival tem financiamento do Funcultura através da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo – Secult/ES.​

 

3. DOS PARTICIPANTES

3.1. Poderão participar todos os interessados, desde que se autodeclarem indivíduos LGBTI+ e que atendam às exigências deste regulamento. 

3.2 O participante fica ciente deste regulamento e acata as decisões adotadas pela coordenação do Festival e pela comissão de seleção. 

3.3 Cada participante será responsável pelo conteúdo, execução, produção e quaisquer outras demandas referentes aos trabalhos submetidos nessa convocatória. Ao inscrever-se, o artista garante possuir autorização de terceiros que porventura tenham direitos conexos sobre o trabalho, responsabilizando-se por eventuais reivindicações quanto ao uso não autorizado.

 

3.4  O  participante  poderá  inscrever  até  01  trabalho em cada modalidade, sendo elas: performance  presencial, performance musical/sonora, vídeoperformances e oficinas de formação.  Trabalhos em grupo deverão ser inscritos em nome do coletivo, com a indicação de um responsável.  Na ficha de inscrição deverão constar os nomes de todos os integrantes do grupo na descrição do trabalho. A coordenação reconhecerá o responsável pela inscrição como o único interlocutor para decisões a respeito da participação e realização do trabalho durante o Festival. 

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1  As  inscrições  serão  feitas  única  e  exclusivamente  por  meio  do preenchimento correto da ficha de inscrição  disponível pelo link: https://forms.gle/Syi5xmXRYUdTiercA

4.2 A ficha deverá ser preenchida por trabalho e não por artista. Caso o artista decida se inscrever nas quatro modalidades deverá preencher uma ficha por modalidade, assinalando-a corretamente.


4.2 As inscrições iniciam em 27 de junho e permanecem abertas até 17 de Julho de 2019, não sendo aceitas inscrições posteriores.

5. DAS CARACTERÍSTICAS DOS TRABALHOS

5.1 Os trabalhos poderão ser realizados de forma presencial (performances presenciais, performances sonoras/musicais e propostas de oficinas de formação) ou através do formato de vídeoperformances.

5.2 Para as propostas na modalidade de performances presenciais, performances sonoras/musicais e propostas de oficinas de formação são solicitados os seguintes dados conforme ficha de inscrição: título, duração do trabalho, sinopse, descrição detalhada da performance/oficina, equipamentos necessários, indicação de local a ser realizada a performance (conforme opções apresentadas na ficha de inscrição) e link para download de no mínimo 03 imagens do trabalho em alta resolução (300dpi). Também são solicitados link de site/blog  e currículo do(s) artista(s) da proposta.

5.3 Para os trabalhos em vídeoperformances será exigido um link online para a visualização do vídeo, assim como link com still com alta resolução (300dpi) e sinopse. A comissão de seleção não se responsabiliza por links inoperantes, sendo a inscrição cancelada por parte de tal eventualidade.  Os trabalhos selecionados nessa modalidade serão exibidos durante 04 horas de sessão em looping. Cabe aos selecionados enviar os vídeos em resolução mínima  de  720p  (HD),  independente  da  qualidade  de  captação  e formato final mp4.

 

6. DA SELEÇÃO 

6.1  A  seleção  dos  trabalhos  será  realizada  pela  comissão  de  seleção  composta pelos curadores convidados. 

6.2 A comissão de seleção irá selecionar até:

  • 08 (oito) projetos na modalidade performance presencial;

  • 03 (três) projetos na modalidade performances sonoras/musicais;

  • 04 (quatro) proposta de oficinas de formação;

  • 10 (dez) vídeoperformances.

6.3 O resultado será divulgado no site do Festival www.festivallacracao.com e os selecionados serão comunicados por e-mail. 

6.4 Os trabalhos de vídeoperformances selecionados devem ser enviados via internet, através de qualquer servidor de dados, gratuito ou privado.  Os mesmos devem ser  renderizados  na  extensão MP4,  resolução mínima  720p (HD).

6.5 A participação no evento implica na autorização do uso das imagens em mídias eletrônicas ou impressas, exclusivamente para divulgação do evento e impressão catalográfica. 

 

7. DAS INSTALAÇÕES E APOIO

7.1  Os  materiais  e  equipamentos  necessários  para  a  realização  dos trabalhos são de responsabilidade do artista/educador, salvo exceções que devem  ser  combinadas  posteriormente  a  seleção  entre  o  propositor  e  coordenação de organização do Festival. 

7.2 A organização poderá dispor de equipamento básico de som e projeção, sendo necessária a verificação de disponibilidade dos mesmos pelo e-mail festivallacracao.es@gmail.com. Também está previsto equipe para registrar a realização dos trabalhos e equipe para auxiliar na produção durante o período do evento. 

7.3 O local de realização dos trabalhos selecionados de cada participante será mediado pela comissão de seleção. 

7.4 A organização do Festival dispõe de uma ajuda de custo no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) para selecionados residentes no estado do Espírito Santo. O gasto com materiais é de responsabilidade do artista selecionado.

7.5 A organização do Festival dispõe de uma ajuda de custo no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para selecionados de outros estados brasileiros e demais áreas geográficas. Os gastos com passagens, materiais e alimentação são de responsabilidade do artista selecionado. Será oferecido o serviço de hospedagem solidaria aos artistas selecionados.

7.6 Não haverá ajuda de custo para as vídeoperformances selecionadas.

7.7 O pagamento será realizado durante o Festival.

7.8 O Festival contará com publicação com informações sobre as propostas selecionadas dos artistas participantes.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 O Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTI+ ocorrerá nos dias  28, 29, 30 e 31 de agosto de 2019.

8.2  Os  participantes,  ao  aceitarem  integrar  o  evento,  cederão  a  equipe organizadora  a  concessão  dos  direitos  de  exibição  de  seus  trabalhos  e  do registro  dos  mesmos  para  a  sua  utilização  em  mostras  itinerantes  de  fins institucionais,  em  estabelecimentos  de  educação  públicos  e  privados,  em empresas  e  fundações  públicas  e  em  associações  culturais  e  comunitárias, bem  como, por  intermédio do  site  institucional. 

8.3 Todos os vídeos, fotografias e registros dos trabalhos selecionados serão transferidos para um único DVD. Cópias deste DVD serão incorporadas ao acervo do Curso de Artes da UFES e do Museu Capixaba do Negro - MUCANE, ficando  desde  já  autorizados  os empréstimos,  a  exibição  e  a  veiculação dos  mesmos,  na  íntegra  ou parcialmente, sem que para isso seja devido qualquer pagamento, inclusive de direitos autorais. 

8.4 Serão consideradas nulas as inscrições que não atendam integralmente as condições estipuladas nesta convocatória e as solicitações da ficha de inscrição. 

8.5 A Comissão Organizadora  e  a Comissão  de  Seleção  são  soberanas  em decidir sobre casos omissos neste Regulamento. 

8.6 Ao ser selecionado para a apresentação de performance presencial, performance musical/sonora e proposta de oficinas de formação o artista/educador se compromete a participar dos 04 (quatro) dias de atividades do Festival.

 

9. CRONOGRAMA

27 de Junho – Lançamento da convocatória e início do período de inscrições;

17 de julho – Último dia para realização de inscrições;

Até 24 de Julho – Divulgação dos selecionados no site e mídias sociais;

28, 29, 30 e 31 de agosto  de 2019 – Realização do evento  em Vitória, ES.

 

 

Geovanni Lima

Coordenador Geral

 Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTI+